Mudanças em nosso cardápio podem ajudar no controle da pressão alta e evitar a hipertensão. Investir em medidas simples – e que ao mesmo tempo sejam gostosas, pode ser o suficiente para esse controle.
Apesar de ser considerada uma doença traiçoeira por não demostrar sinais, consumir certos alimentos será muito bom para se prevenir desse mal que afeta tantas pessoas.
Além de evitar as frituras e produtos ricos em sódio, o consumo de alimentos certos, pode baixar a pressão arterial, tornando eles fundamentais para uma proteção dos problemas cardiovasculares.
O Funeral Sul separou algumas dicas especiais de alimentos que podem ser facilmente implementados em sua dieta e lhe ajudar a controlar sua pressão, confira:
Veja também: Descubra os benefícios da pimenta para o coração
Os alimentos para controlar a pressão alta
Os mais indicados são todas as frutas que estejam frescas, queijos – desde que não tenham excesso de sal, azeite de oliva, água de coco, cereais, clara de ovo.
Além disso, também vale consumir alimentos integrais, legumes crus ou cozidos, carnes brancas, como os frangos sem pele, perus ou peixes; castanhas, nozes, amendoins sem sal e iogurtes light.
Podemos citar também podemos citar também o abacate, alho, banana, espinafre, farelo de trigo, frutas vermelhas, a semente de abóbora e a soja.
O que deve ser evitado
Para o controle da hipertensão, evite as frituras em geral, presunto, mortadela, salame e queijos, como o parmesão, provolone ou suíço;
Os enlatados, os doces, as verduras ou hortaliças que são pré-cozidas ou em conserva, ketchup, maionese, mostarda, frutos secos, como a castanha de caju; e molho inglês ou de soja também devem ficar fora da dieta dos hipertensos.
Caldos e temperos industrializados também devem ser extintos dos preparos gastronômicos, por conterem altas quantias de sódio. As carnes como as de hambúrguer, bacon, carne seca, salsicha ou charque.
Os miúdos de patê, sardinhas enlatadas, anchova ou bacalhau salgado. Os picles, azeitonas, aspargos e palmito em conserva.
Por fim, devemos destacar que as bebidas alcoólicas, energéticos, os refrigerantes e os sucos que são artificiais, também devem ser evitados.
O efeito do sódio para a pressão alta
Um dos cuidados diários para o tratamento da pressão arterial é a diminuição da quantidade ingerida de sal, com preferência por uma alimentação que seja a mais saudável possível. Além de aumentar o consumo de água, que deve ser de 2 a 2,5 litros por dia e praticar atividades físicas regulares.
Ainda sobre o sódio, ele faz com que o organismo acumule líquido dentro dos vasos sanguíneos.
Esse acúmulo de líquidos dentro dos vasos sanguíneos, pode causar um inchaço, com elevação da pressão arterial. O potássio favorece a eliminação desse líquido pelos rins, por promover um relaxamento das artérias.
Devido a isso, os alimentos que são ricos em potássio, ajudam numa diminuição do volume que circula entre as artérias e faz com que seja diminuída a pressão arterial.
Seguindo as dicas que citamos acima, você com certeza terá uma vida muito mais saudável e com sua pressão controlada.
Também pode te interessar: O que é e como tratar a intolerância à lactose
O Funeral Sul conta com uma ampla gama de serviços e profissionais especializados, prontos para lhe ajudar na organização da cerimônia de seu ente querido. Entre em contato conosco e garanta mais tranquilidade nesse momento tão difícil.