De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, cerca de 53 milhões de brasileiros sofrem de intolerância à lactose, correspondendo a cerca de 35% da população brasileira em pessoas acima de 16 anos de idade.
Os sintomas dessa doença se apresentam ao ingerir alimentos que tenham em sua composição a lactose,mas com o tratamento certo, é possível viver sem grandes problemas.
Hoje, a equipe do Funeral Sul irá te explicar com detalhes o que é a intolerância à lactose, como identificá-la, os tratamentos e muito mais, confira:
Veja também: Conheça os benefícios do Kiwi para a saúde
A Intolerância à lactose
A intolerância à lactose é um problema vivenciado por muitas pessoas, se caracterizando por uma complicação de saúde que afeta as enzimas do corpo que são responsáveis pela digestão do açúcar presente no leite, dificultando o processo de digestão e fazendo com que a pessoa sinta incômodos.
Essas fortes dores ocorrem quando a pessoa consome não somente o leite, mas ainda seus derivados, como o queijo, iogurte, entre outros alimentos que contenham em sua composição a lactose.
Pessoas com essa condição precisam ingerir versões especiais desses alimentos, que não contenham a lactose, ou simplesmente exclui-los de sua dieta.
O que pode causar?
A intolerância à lactose pode causar uma incapacidade total ou ainda de forma parcial da digestão adequada do açúcar presente no leite, dada a incapacidade do organismo de produzir uma enzima que é responsável pela síntese dessa substância, conhecida como lactase.
Sem ela, a substância se acumula no intestino e as bactérias presentes nele acabam fermentando essa substância e causando um forte mal-estar.
As principais causas para esse problema são especialmente a idade do indivíduo, que à medida que cresce, seu corpo vai perdendo a capacidade de produzir a lactase, o que causa incômodo sempre que a pessoa ingere esses alimentos que contém lactose.
Existem ainda fatores genéticos e biológicos, que são condições mais raras, para também explicar o aparecimento dessa doença.
Principais sintomas da Intolerância à lactose
Os principais sintomas de quem sofre de intolerância à lactose se caracterizam pelo mal-estar que esse problema gera no corpo, chegando a causar dor e inchaço abdominal, diarreia, fortes azias, náuseas e gases fortes.
Devido à intensidade do problema, é possível que a pessoa que sofre de intolerância à lactose sinta ainda fortes dores de cabeça, dado o enorme desconforto corporal.
Como diagnosticar
A intolerância à lactose pode ser diagnosticada apenas e através de um médico, profissional da saúde capacitado para tal, uma vez que é preciso através dos sintomas, observações específicas e exames identificar o problema e descartar qualquer outra complicação de saúde que possa gerar tais sintomas de forma similar, deixando apenas a intolerância à lactose como opção e assim partindo para o tratamento.
Também pode te interessar: Conheça os mitos e verdades sobre o colesterol
O Funeral Sul conta com uma equipe de especialistas, que está pronta para te ajudar em um momento tão difícil como o da despedida de um ente querido. Consulte nossos serviços.