A insônia é um mal que afeta milhões de brasileiros e que pode causar diversos problemas para a saúde.
Ficar uma noite sem dormir já é ruim, imagine ficar várias noites em claro, sem conseguir descansar! O corpo precisa da noite de sono para repor as energias gastas durante o dia, bem como processar e armazenar os nutrientes para todo o organismo.
A equipe da Funeral Sul separou algumas dicas que podem te ajudar a se livrar da insônia, veja abaixo:
Veja também: Saúde Mental | Sinais simples de que você precisa cuidar da sua
O que causa a insônia?
As causas da insônia podem ser, principalmente:
- Estresse;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Dores no corpo;
- Apneias (quando a pessoa para de respirar por alguns segundos enquanto dorme);
- Dispneias (dificuldade de respirar devagar e de maneira profunda);
- Consumo excessivo de cafeína, álcool, refrigerantes à base de cafeína, alimentos muito açucarados, energéticos;
- Usar muito o celular e aparelhos eletrônicos na hora de dormir;
Como combater a insônia?
A insônia pode atingir pessoas de qualquer faixa etária.
Quando uma pessoa fica várias noites sem dormir direito, começa a sentir dores de cabeça, dificuldades de concentração e confusão na memória, as mãos frias, olhos avermelhados e entre outros sintomas desagradáveis.
Em casos graves da insônia, um médico especialista deve ser procurado para tratar o problema, muitas vezes com medicamentos de uso controlado.
Embora uma consulta médica seja o mais indicado, é possível tentar tratar a insônia com algumas medidas simples:
Estabeleça uma rotina de sono: procurar dormir e acordar na mesma hora (até mesmo nos fins de semana).
Sono durante o dia: mesmo que você não consiga dormir bem à noite, evite tentar repor o sono perdido dormindo muito durante o dia.
Pratique exercícios físicos: são benéficos não só para todo o corpo, como também para ajudar a relaxar e liberar hormônios responsáveis pelo sono.
Cafeína e bebidas estimulantes: evite tomar café, chás estimulantes e até mesmo bebidas alcoólicas depois das 18 horas, pois elas aceleram o metabolismo, fazendo com que a pessoa perca o sono, demore a dormir ou desperte durante a noite.
Alimentos leves: no jantar, deve-se comer alimentos leves, de fácil digestão.
Luzes e aparelhos eletrônicos: o nosso corpo precisa entender que à noite é hora de dormir. Por isso, ao ficar sempre em contato com luz do celular ou a do quarto ligada antes de dormir, automaticamente o cérebro entende que precisa ficar acordado e não libera a melanina – hormônio do sono.
Organizar-se para dormir: isso inclui ter um ritual de sono, que consiste em desligar as luzes, tomar um banho morno e relaxante, fazer um chá de camomila ou erva-cidreira, não mexer no celular enquanto estiver deitado (a) na cama e etc.
Vá para a cama somente se estiver com sono: deitar na cama sem sono é um pedido para não dormir. Espere ficar com muito sono, e então faça o ritual para dormir bem durante a noite.
Anotações: muitas vezes o que nos tira o sono são preocupações, tarefas que não foram concluídas durante o dia, e etc. Uma solução interessante para limpar a mente e dormir bem, é anotar todas essas preocupações em um caderno e somente quando amanhecer, fazer as tarefas listadas ali.
Quanto mais a pessoa relaxar antes de dormir, executando o seu ritual do sono, maiores serão as chances de a insônia desaparecer.
Também pode te interessar: Conheça os benefícios do Kiwi para a sáude
Os profissionais do Funeral Sul estão prontos para lhe ajudar na cerimônia de despedida de seu ente querido, da parte burocrática ao sepultamento. Entre em contato conosco e consulte nossos serviços.