Os cemitérios são locais que despertam sentimentos confusos em todos nós. Normalmente, causam um misto de tristeza, dor e curiosidade.
Esses locais foram construídos, desde o princípio, como uma forma de homenagem. Prova disso é que, mundo afora, existem várias rotas turísticas que incluem cemitérios nos programas de visitação, permitindo que os visitantes conheçam não apenas os túmulos de astros do cinema e da TV, como também a arquitetura de importantes períodos da história.
No Brasil não é diferente. Somos atraídos pela arquitetura e pela história desses locais.
Quer saber quais são os principais cemitérios antigos do país? Aqueles que atraem milhares de visitantes todos os anos? Confira:
1. Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro
Inaugurado oficialmente em 4 de dezembro de 1852, sua primeira “moradora” foi uma garota de menos de quatro anos, chamada Rosaura. Desde então, milhares de pessoas já foram enterradas em seus 25 mil túmulos. A estimativa é de 65 mil pessoas tenham sido sepultados lá.
Com boa parte de seus itens de decoração projetados pelo arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, o Cemitério de São João Batista foi o primeiro da América Latina a fazer parte do Google Street View.
Com a ferramenta, os visitantes podem conhecer o cemitério virtualmente. Além disso, os túmulos onde estão sepultadas algumas personalidades foram equipados com placas de QR Codes, dando informações sobre as histórias de vida das pessoas sepultadas ali.
Alguns de seus moradores ilustres são Bussunda, Cândido Portinari, Carlos Drummond de Andrade, Cazuza, Chacrinha, Luis Carlos Prestes e Tom Jobim.
O cemitério abriga também os túmulos da Academia Brasileira de Letras e os restos mortais de brasileiros mortos durante a Revolução de 1924 e dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
2. Cemitério da Consolação, São Paulo
O mais antigo cemitério em funcionamento da cidade de São Paulo, o Cemitério da Consolação é considerado referência em arte tumular.
Fundado em 10 de julho de 1858, ele foi inaugurado oficialmente em 15 de agosto de 1858 e chamado inicialmente de Cemitério Municipal. Sua área construída é de 76.340 m².
O Cemitério da Consolação foi construído com o objetivo de melhorar a saúde pública já que, até então, as pessoas eram sepultadas no interior de igrejas.
No entanto, conforme a aristocracia paulista começou a prosperar financeiramente, o Cemitério da Consolação começou a abrigar obras de arte produzidas por famosos escultores e destinadas à ornamentar jazigos de personalidades brasileiras.
Veja mais: Saiba quais são os 9 melhores cemitérios de São Paulo!
3. Cemitério Campo Santo, Salvador
O Cemitério Campo Santo é um dos principais cemitérios antigos de Salvador. Ele foi inaugurado em 1836, com o objetivo de atender à demanda por sepultamentos, depois que o enterro em igrejas e conventos foi proibido.
O local é famoso por suas imagens de santos que formam um verdadeiro museu a céu aberto. Ali, estão sepultados famosos como Antônio Carlos Magalhães, Oscar Freire e Juliano Moreira.
4. Cemitério Bonfim, Belo Horizonte
Cemitério mais antigo de Belo Horizonte, o Bonfim foi inaugurado em 8 de fevereiro de 1897 e acompanha o traçado geométrico da cidade. É formado por 54 quadras, com duas alamedas principais e várias ruas secundárias.
5. Cemitério Municipal São Francisco de Paula, Curitiba
O Cemitério Municipal São Francisco de Paula é o mais antigo de Curitiba, o São Francisco de Paula possui mais de 5.700 túmulos e foi inaugurado em janeiro de 1883. Atualmente, há mais de 75 mil pessoas sepultadas ali, entre anônimos e famosos.
Esses são alguns dos principais cemitérios antigos do Brasil. O que você achou deles? Já conhecia algum? Tem vontade de visitar? Diga nos comentários, a Funeral Sul quer ouvir sua opinião!