Você já teve a sensação de que um machucado ou uma cirurgia estava levando mais tempo do que deveria para completar a cicatrização? Isso pode estar relacionado à sua alimentação, ou melhor, à falta de alguns alimentos em sua dieta.
Alguns alimentos podem fazer toda diferença durante a reconstrução natural dos tecidos de nosso corpo. Muitas substâncias que são encontradas nos alimentos podem ajudar a reconstruir o tecido que foi lesionado por um acidente qualquer ou pelo bisturi de um médico em uma cirurgia.
Se você deseja saber quais são esses alimentos, leia o artigo abaixo feito pela equipe do Funeral Sul.
Veja também: Kiwi | Conheça os benefícios desta fruta para a saúde
Os alimentos que ajudam na cicatrização
Qualquer lesão ou fissura na pele, mesmo que seja de forma superficial, gera uma resposta imediata de nosso organismo.
As lesões, mesmo que causadas propositalmente como no caso das cirurgias, podem acabar gerando inflamações, caso não sejam cicatrizadas corretamente.
E, por mais que existam alguns medicamentos que podem ajudar a acelerar o processo de cicatrização, existem alternativas naturais para isso, confira algumas abaixo:
Frutas
As frutas cítricas como laranja, abacaxi, caju, tangerina, pêssego e a ameixa são detentores de vitamina C e de betacaroteno e são considerados antioxidantes, que agem com uma poderosa ação na formação de fibras como o colágeno.
A ausência dessas fibras em nosso organismo pode aumentar o risco de hemorragias e até de uma ruptura dessa cicatriz.
As frutas vermelhas possuem flavonóides, uma substância que protege as paredes dos vasos sanguíneos e que também combate todo o processo inflamatório de uma cicatrização.
Essas frutas são a amora, morango, framboesa e a cereja, contendo também antioxidantes naturais, capazes de reforçar a defesa do corpo contra as infecções e dar elasticidade na pele.
Vegetais
O brócolis, repolho e a couve, são também ricos em antioxidantes, por conterem enxofrados bioativos, que podem auxiliar na desintoxicação no fígado.
Essa desintoxicação é ótima para pessoas que receberam anestesia ou para aquelas que estão tomando remédios contra inflamações ou infecções, já que ele contribui para o tratamento e para a cicatrização das lesões.
Farinha de Linhaça e Semente de Chia
A farinha de linhaça e a semente de chia são alimentos ricos em ômega 3, que é tido como um tipo de ácido graxo, uma gordura capaz de estimular respostas imunológicas do corpo humano e que ajuda a amenizar uma inflamação.
Alimentos Ricos em Vitamina A e B
Os alimentos ricos em vitamina A e B são o ovo, manga, cenoura, fígado, agrião, salmão, batata e o leite. Eles podem evitar uma ação prejudicial dos corticoides nas cicatrizes.
Além disso, eles também possuem minerais como cobre, ferro e o zinco, que são elementos que podem ser envolvidos em muitas etapas de uma boa cicatrização.
Também pode te interessar: Doação de Sangue | Entenda a importância e saiba como doar
No Funeral Sul, você encontra tudo o que precisa para organizar a cerimônia de despedida do seu ente querido, incluindo a parte burocrática. Entre em contato conosco e garanta mais tranquilidade nesse momento tão difícil.