A menopausa, geralmente, ocorre nas mulheres após os 40 anos, quando os hormônios responsáveis pela fertilidade começam a diminuir, interrompendo assim, os ciclos menstruais.
Se você está passando por essa fase ou gostaria de saber mais sobre ela, confira o artigo feito pela equipe da Funeral Sul:
Veja também: Infarto em mulheres | Veja quais são os sintomas e como preveni-los
O que é a menopausa?
A menopausa ocorre em mulheres acima dos 40 anos, podendo ser antecipada ou após os 55 anos. Durante essa fase, a menstruação passa diminuir no decorrer dos meses, até que cesse totalmente.
O corpo passa a não produzir os hormônios relacionados à fertilidade da mulher, por isso, alguns efeitos colaterais podem aparecer.
A menopausa pode acontecer também de maneira precoce em algumas mulheres, por conta de: cirurgias ginecológicas, tratamento com quimioterapia e radioterapia, falência ovariana, entre outros.
Sinais e sintomas típicos da menopausa
Podemos citar vários sinais e sintomas relacionados à menopausa, que podem ser bem incômodos, como:
- Ciclos menstruais alterados
- Ondas de calor e vermelhidão repentinas na pele
- Suor mais frequente
- Palpitações no coração, sensação que vai desmaiar
- Coceira e menos lubrificação vaginal
- Diminuição do desejo sexual
- Insônia ou problemas para pegar no sono
- Mudança de humor, ansiedade, depressão e ficar irritada facilmente
- Autoestima diminuída
- Metabolismo mais lento
- Aumento do peso corporal
- Dor de cabeça
- Memória prejudicada
- Calafrios intensos
- Pele mais seca e frágil
- Queda de cabelo, ressecamento dos fios
- Dificuldade para segurar a urina
- Ocorrência de porosidade nos ossos
Nem todas as mulheres sentem todos esses sintomas. Eles podem aparecer com mais ou menos intensidade, dependendo do organismo de cada uma.
Conheça os tipos de menopausa
Existem três períodos da menopausa, que marcam o antes, durante e depois da ocorrência dela:
1-Pré-menopausa ou climatério: é um período onde não há sintomas da menopausa, em que o corpo começa a se preparar para diminuir a fertilidade, bem como os hormônios que envolvem essa fase.
A menstruação ainda é regular, mas o corpo está se preparando para a próxima fase.
2-Perimenopausa: os primeiros sintomas da menopausa já começam a aparecer, pois a menstruação já começa a ser irregular, bem como as ondas de calor e alterações de humor repentinas.
3-Pós-menopausa: várias mudanças hormonais já se manifestam no corpo, bem como os sintomas incômodos desse período. A menstruação passa a ser escassa e aumenta o risco de aparecimento da osteoporose e doenças do coração.
Tratamentos
A menopausa é um processo natural do corpo da mulher, muitas delas passam por ele sem sentir sintoma algum, apenas deixam de menstruar todo mês.
Mas, existem aquelas que sofrem muito com os seus sinais e sintomas, sendo possível assim tratar e diminuir os efeitos colaterais dessa fase com ajuda médica.
Reposição hormonal: o médico pode receitar medicamentos que contenham estrógeno e progesterona (hormônios responsáveis pela fertilidade da mulher), a fim de diminuir os sintomas da menopausa, porém, devem ser indicados expressamente por um especialista.
Mulheres que têm problemas de hipertensão, já tiveram infarto, câncer de mama ou no endométrio, doenças no fígado e problemas nas artérias não podem fazer a reposição hormonal com esses medicamentos.
Há também os medicamentos que não possuem hormônios e que auxiliam no alívio dos sintomas da menopausa – antidepressivos, ansiolíticos e etc.
Também pode te interessar: Pressão Alta | Alimentos que podem ajudar a controlá-la
Conte com a equipe da Funeral Sul para lhe ajudar na organização do sepultamento de seu ente querido, ou até mesmo para a contratação de um plano funerário, garantindo mais tranquilidade nesse momento tão difícil.