Você sabia que o infarto em mulheres apresenta sintomas diferentes de um infarto nos homens?
Muitas pessoas associam uma dor no peito como um principal sinal de infarto, mas nas mulheres, o indicativo nem sempre é esse.
Se você deseja saber como identificar os sintomas, como socorre-las e como fazer a prevenção, leia na íntegra o artigo feito pela equipe do Funeral Sul:
Veja também: Falta de Ar | Conheça remédios caseiros para aliviar os sintomas
Os sintomas do infarto em mulheres
A explicação para essas diferenças dos sintomas de um infarto, se deve à anatomia feminina, já que as veias e artérias são mais finas, fazendo com que essa dor se espalhe.
Algumas mulheres podem sentir apenas dor nas costas, na boca do estômago e náuseas. Nas mulheres, os sintomas são mais silenciosos e algumas vezes não seguem os alertas clássicos.
Quando a dor de um infarto aparece nas mulheres, ela surge de forma atípica, como se fosse um peso.
Geralmente, elas somente sentem um desconforto no peito, cansaço, falta de ar, fraqueza, tontura, suor excessivo, fadiga incomum e um mal-estar.
Os sintomas podem ser manifestados de diferentes formas, se acordo com a fisiologia de cada mulher.
Assim como nos homens, as doenças do coração também podem ser fatais nas mulheres.
Como deve ser o socorro
O infarto pode ser fulminante ou mais demorado. Em primeiro lugar, fique atento às queixas de dores ou de mal-estar delas, que podem ser um indicio de que está começando um infarto.
Ao perceber esses sintomas, tente colocar a pessoa em repouso, solte a pressão das roupas, dos sapatos e a coloque em um local que ventilado. Caso a pessoa esteja caída, não a movimente.
Os cuidados a serem tomados nos primeiros momentos de um infarto em mulheres podem salvar a vida delas. Em alguns casos, a massagem cardíaca é inevitável.
Para isso, deite a pessoa de costas sobre uma superfície plana, de barriga para cima, para que seja exercida uma pressão no meio do tórax, na parte inferior do osso esterno, pressionando-o em movimentos alternados e com as mãos espalmadas, uma sobre a outra.
O ritmo dessa massagem no tórax deve ser com uma compressão por segundo, realizando intervalos para uma respiração boca-a-boca e verificação do pulso.
Além de checar os níveis de consciência da paciente, também deve-se chamar por socorro médico imediatamente.
Como prevenir o infarto em mulheres
A prevenção dessa doença é feita através de uma receita que é quase a mesma, tanto para homens quanto para mulheres.
Tenha uma alimentação saudável, realize atividades físicas regularmente.
Não fumar ou beber em excesso. Reduza o estresse e trate a ansiedade ou depressões.
As mulheres com mais de 40 anos, devem consultar um cardiologista regularmente, que é uma forma de prevenir os danos mais graves.
Também pode te interessar: Pressão Alta | Alimentos que podem ajudar a controlá-la
Aproveite e conheça a Funeral Sul. Hoje, o plano funerário é considerado um dos investimentos mais seguros e certeiros, para você poder contar toda a assistência necessária quando precisar, sem pagar gastos a mais por isso. Entre em contato conosco e consulte nossos serviços.